GATORADE, produto que inventou as chamadas bebidas isotônicas. Dificilmente em eventos esportivos você não verá garrafinhas plásticas ou enormes galões laranjas. Nenhum outro concorrente é capaz de roubar o lugar de Gatorade,que reina absoluto. É um produto confiável com resultados cientificamente comprovados.
A linha do tempo
1973
● Lançamento do GATORADE Orange, o produto com sabor de laranja.
1983
● Lançamento do GATORADE Red Punch, terceiro sabor do produto a ser lançado.
● Ainda este ano foram lançados os sabores de suco de frutas e uva.
1987
● Lançamento do GATORADE Lemonade, que seria relançado no ano de 2005.
1995
● Lançamento dos sabores de melancia, framboesa e maçã silvestre.
1996
● Lançamento dos sabores de tangerina, morango-kiwi e cereja (Cherry Rush).
1997
● Lançamento do GATORADE Frost, uma versão mais light do produto original.
2001
● Lançamento da E.D.G.E (Ergonomically Designed Gatorade Experience), uma garrafa ergonométricamente desenvolvida para permitir ao atleta ingerir o produto mesmo em atividade.
● Lançamento do GATORADE GIDS (GATORADE In-Car Drinking System), um sistema avançado de hidratação para pilotos de automobilismo.
● Lançamento do GATORADE Performance Series, uma linha nutricional esportiva para atletas profissionais que incluía os produtos GATORADE Energy Bar (barra energética) e GATORADE Nutrition Shake (pó para o preparo de um shake).
2002
● Lançamento do GATORADE Ice nos sabores Lime, Orange e Strawbarry, e do GATORADE Xtremo, direcionado para os consumidores latinos (nos sabores Tropical, Citrico e Mango), além da embalagem com 6 garrafas (six-pack) menores direcionadas para crianças entre 8-12 anos.
2003
● Lançamento do GATORADE X-Factor, mistura de dois sabores em uma única garrafa.
2005
● Lançamento do GATORADE Endurance Formula, um produto com alta concentração de Sódio e quatro outras substâncias perdidas com o suor.
● Lançamento do sabor Lemon-Lime.
2006
● Lançamento do GATORADE A.M., produto sem cafeína, com sabores especialmente desenvolvidos para serem consumidos pela manhã.
● Lançamento do GATORADE RAIN, uma versão mais leve e suave que a original.
2007
● Lançamento do GATORADE G2, o produto original com 50% menos calorias. Atualmente o produto está disponível em seis sabores: Orange, Fruit Punch, Lemon-Lime, Strawberry Kiwi, Blueberry-Pomegranate e Grape.
2008
● Lançamento do GATORADE TIGER, uma versão da bebida original formulada especialmente pelo golfista Tiger Woods. O novo produto teve os sabores escolhidos pelo astro do golfe: Red Drive (cereja), Cool Fusion (lima-limão) e Quiet Storm (uva). A linha contém 25% mais eletrólitos que a versão regular do produto.
2010
● Lançamento do G Natural, a bebida original feita com ingredientes 100% naturais como sal marinho, suco de fruta e adoçantes naturais.
● Lançamento da nova G Series, uma linha completa de produtos desenvolvida em colaboração com os melhores atletas para ajudar na hidratação, o que é fundamental para o desempenho em qualquer atividade física, ajudando os atletas antes, durante e após o exercício. A nova linha é composta pelo produtos Before (para ser consumido 15 minutos antes do início das atividades físicas, esta espécie de gel possui alta concentração de carboidratos e vitamina B), During (para ser consumido durante a atividade física, este produto possui em sua formulação potássio, sódio e carboidratos) e After (para ser consumido após atividades física, é a primeira bebida líquida que possui em sua formulação proteínas e carboidratos que ajudam nas recuperação muscular).
● Lançamento da nova G PRO Series, uma completa linha de produtos voltada para atletas de alta performance. Esta linha possui produtos específicos para antes, durante e após a prática de atividade física de alto desempenho.
O instituto
O Gatorade Sports Science Institute (conhecido pela sigla GSSI) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1988, pela Gatorade Company. Com sede em Barrington, Illinois. Mundialmente, mais de 110.000 profissionais ligados às áreas de medicina, nutrição e esporte, recebem informações e as publicações elaboradas pelo GSSI em cerca de 145 países.
Fatos Históricos
1985 - Fundação do Laboratório de Fisiologia do Exercício da GATORADE.
1988 - Fundação do Instituto Gatorade de Desenvolvimento de Ciências do Esporte.
1991 - Lançamento do GSSI na Europa.
1992 - 1ª Conferência do GSSI - América do Norte.
1993 - Lançamento do GSSI na América Latina.
1995 - Lançamento do GSSI na Ásia.
A evolução visual
A Gatorade está sempre inovando no logotipo de sua marca,recentemente passou por uma profunda reformulação,sempre representado apenas pela letra G com um raio no meio.
Em janeiro de 2009 a GATORADE apresentou uma nova campanha que anunciava não somente as novas embalagens e nomes variantes da marca como também uma nova atitude: Gatorade Fierce tornou-se Bring It, Gatorade X-Factor tornou-se Be Tough, Gatorade AM tornou-se Shine On, Gatorade Rain recebeu o nome de No Excuses. Apenas a linha de baixas calorias G2 manteve a mesma nomenclatura.
A criação das novas embalagens foi desenvolvida pela agência TBWA/Chiat/Day e a campanha de lançamento contou com a presença de celebridades do esporte americano, como o ex-boxeador Muhammad Ali, a tenista Serena Williams, o jogador de basquete Dwyane Wade, o jogador de beisebal Derek Jeter, entre outros.
Campanhas que fizeram história
Alguns fatos e eventos tornaram a marca Gatorade um ícone.Em 1969, a marca desembolsou US$ 25.000 para se tornar patrocinador oficial da Liga de Futebol Americano Profissional (NFL), considerada a mais popular dos Estados Unidos. Em 1987, o time de futebol americano do New York Giants venceu o Super Bowl XXI.Nesta temporada os jogadores, começaram a comemorar vitórias importantes dando um banho de GATORADE no técnico Bill Parcells.Este ato, acabou virando uma tradição em toda vitória importante dentro do futebol americano, -
O outro fato ocorreu em 1991, quando o astro do Chicago Bulls, Michael Jordan, assinou um contrato de 10 anos no valor de US$ 13.5 milhões, tornando-se garoto-propaganda do produto, sendo lançada à campanha “Be Like Mike” ("Seja como Mike"). Atualmente,são inúmeros os garotos-propaganda da marca,como por exemplo: Lionel Messi e Kaká, o corredor Usain Bolt e a jogadora Mia Hamm.
Os slogans
Replenishes, Refuels, Rehydrates. (2005)
Com Gatorade você vai mais longe. (2006 - Brasil)
A Sede Acaba. Você Continua. (2000 - Brasil)
Thirst quencher. (2000)
Is it in you? (2001)
For that deep down body thirst.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1967
● Criador: Dr. Robert Cade, Mandel Dequesada, Alex DeQuesada, Dana Shires e Jim Free
● Sede mundial: Chicago, Illinois
● Proprietário da marca: PepsiCo.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Indra K. Nooyi (PepsiCo.)
● Presidente: Todd Magazine
● Faturamento: US$ 6.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.500
● Variedades: + 50 sabores
● Segmento: Bebidas isotônicas
● Principais produtos: Isotônicos e barras energéticas
● Ícones: O raio de seu logotipo, The Gatorade Dunk (banho de GATORADE para comemorar vitórias)
● Slogan: Is it in you?
● Website: http://www.gatorade.com/
A marca no mundo
O produto pode ser encontrado em mais de 50 sabores (dependendo do mercado), sendo vendido em mais de 80 países ao redor do mundo, gerando vendas anuais superiores a US$ 6.5 bilhões. Anualmente são vendidos mais de 3 bilhões de litros da bebida no mundo inteiro. No Brasil a marca oferece 7 sabores, incluindo frutas cítricas, laranja, limão, maracujá, uva, tangerina.
Você sabia?
● O sabor mais vendido de GATORADE é o Lemon-Lime (limão), seguido do Orange (laranja) e do Fruit Punch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário